O TRE - Tribunal Regional Eleitoral indeferiu nesta terça-feira (20-12) o pedido de suspensão da diplomação, o prefeito e vice MARINO KREWER e LEANDRO RODRIGUES DA SILVA, eleitos nas eleições municipais de 2016 em São Martinho.
Conforme o advogado Getúlio de Figueiredo Silva, o pedido feito pelo Partido Socialista Brasileiro - PSB, não encontrou sustentação jurídica e por isso não foi aceito. Silva, salientou que para se ingressar com uma ação eleitoral, no mínimo seria necessário que o processo criminal em que o vice está sendo acusado de participação, tivesse sido julgado sem caber recurso.
A diplomação dos eleitos em São Martinho, aconteceu no dia 14 de dezembro e de acordo com o advogado, MARINO KREWER e LEANDRO RODRIGUES DA SILVA, irão assumir normalmente no dia primeiro de janeiro.
O processo eleitoral foi motivado pelo fato de que o inquérito policial da Polícia Civil, apontou que Roque Francisco Unser (Roquão), 60 anos, teria sido assassinado por motivos políticos. Claudimar Gubiani, o "Baitaka", de 35 anos que foi arrolado como um dos executores do crime, está no Presídio de Três Passos desde o dia 10 de outubro. O caminhoneiro Darci Rodrigues da Silva, 57 anos, conhecido como "Sabiá", que teria participado do crime, teve a prisão decretada e é considerado foragido da justiça.
Já o vereador do PDT, Volnei Vicente Deves, o Neja, e Leandro Rodrigues da Silva, o "Tanaka", que é o vice prefeito eleito nas últimas eleições municipais, foram apontados como mandantes do crime.
Postado por Lucas Mumbach