O público assistido pela Emater/RS-Ascar passa a ser recepcionado em um local ainda mais moderno e aconchegante em Nova Candelária, no Noroeste do Estado. Junto ao Centro Administrativo do Município, a nova sede do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar foi oficialmente inaugurada em ato realizado nesta quarta-feira (30/11), com a presença de autoridades e entidades parceiras locais.
A Emater/RS-Ascar, fundada em 02 de junho de 1955, hoje está presente em mais de 490 municípios gaúchos, onde oferece Assistência Técnica e Extensão Rural e Social (ATERS) por meio das equipes municipais, com a missão de promover o Desenvolvimento Rural Sustentável no Rio Grande do Sul. Em Nova Candelária, o Escritório Municipal iniciou as atividades em 28 de setembro de 1998. A nova sede do escritório fica localizada à Rua São Pedro nº 27.
Entre as autoridades presentes no ato de inauguração estiveram o prefeito de Nova Candelária, Carlos Alberto Dick, a diretora administrativa Silvana Dalmás, o vice-prefeito de Nova Candelária, Jorge Ladir Steffler, a presidente da Câmara de Vereadores, Nelci Bach Schmidt, o gerente regional adjunto da Emater/RS-Ascar, José Vanderlei Waschburger, secretário municipal da Agricultura Jorge Luiz Steiger e o vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Arcênio Grub. Também estiveram presentes secretários municipais, vereadores, representantes de agências financeiras, membros do Conselho Municipal de Política Agrícola e imprensa, todos parceiros no desenvolvimento do trabalho de Extensão Rural em Nova Candelária.
A diretora da Emater/RS-Ascar, Silvana Dalmás, destacou que a Instituição empenha seus esforços para bem atender ao público assistido, valorizando suas formas de organizações, promovendo o desenvolvimento das famílias e das comunidades rurais. Ressaltou também a importância das parcerias com a Administração Municipal, com o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, agentes financeiros e conselhos municipais.
O prefeito Carlos Alberto Dick salientou a parceria entre Administração Municipal e a Emater/RS-Ascar, possibilitando assim investir no meio rural para ampliar a produção e a produtividade das atividades agropecuárias. Destacou ainda a importância da agropecuária local na composição do PIB do município e os investimentos feitos no setor.
Atualmente a equipe municipal da Emater/RS-Ascar é formada pelo chefe do escritório, engenheiro de produção Elir Paulo Pasquetti, pelo técnico em agropecuária André Weber e pela extensionista social Ana Carolina Schittler, com o apoio da auxiliar administrativa Aline Mallmann. No total, em 2016, foram mais de 550 famílias rurais assistidas pela Emater/RS-Ascar no município, em ações como bovinocultura de leite, soja, trigo, milho, irrigação, agroindústrias, atividades com as mulheres e jovens rurais, segurança e soberania alimentar, entre outras.
Postado por Lucas Mumbach