Situada no Noroeste do Estado, o município de Boa Vista do Buricá está entre os dez maiores produtores de suínos do Rio Grande do Sul. A atividade é uma das bases da economia local, considerando que, anualmente, há o crescimento na produção de suínos do município.
De 2015 para 2016, houve um acréscimo de 6,17% no número de animais abatidos. Ou seja, de 160.428 animais passou-se para 170.333. Já se comparado o último ano com 2014, o aumento fica em 24%, ou seja, mais de 30 mil animais abatidos.
Para 2017, a projeção é de que o número ultrapasse as 180 mil cabeças abatidas. A afirmação é do prefeito de Boa Vista do Buricá, Vilmar Sidinei Horbach, em reunião com o presidente da Acsurs, Valdecir Luis Folador, no dia 10 de janeiro, e demais integrantes da comissão organizadora do 43º Dia Estadual do Porco.
O evento, de caráter itinerante, terá como sede este ano o município de Boa Vista do Buricá. Está agendado para ocorrer no dia 11 de agosto de 2017, tradicionalmente a segunda sexta-feira do mês.
Durante a reunião,Folador falou à comissão local sobre o retorno que a atividade gera ao município, econômica e socialmente; as ações desenvolvidas pela Acsurs em benefício ao suinocultor como a busca por melhores preços na compra do milho e na venda do suíno, questões de bem-estar animal nas granjas, entre outros. ''E o Dia Estadual do Porco é um momento para mostrarmos ainda mais a importância da suinocultura e o município ganha visibilidade. É uma oportunidade para mostrar seu potencial'', frisou Folador.
O prefeito de Boa Vista do Buricá ressaltou que o evento é muito almejado pelos suinocultores do município e de toda a região, sendo que o município vizinho de Nova Candelária recebeu o evento em 2006.
Participaram da reunião o diretor executivo da Acsurs, Fernando Gimenez, a assessora de Comunicação da entidade, Simone Jantsch; o vice-prefeito de Boa Vista do Buricá, Elégio José Brisch, representante da Emater, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, da Câmara de Vereadores, secretários e representante dos suinocultores de Boa Vista do Buricá.
Postado por Lucas Mumbach