Aconteceu na manhã desta quarta-feira, dia 1º de agosto, a inauguração da nova ponte intermunicipal que liga os municípios de Crissiumal e Humaitá.
O projeto e proposição de construção da nova ponte foram elaborados pela Secretaria Municipal de Planejamento e Projetos de Crissiumal, captados através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, ligada ao Ministério da Integração Nacional.
Por exigência dos órgãos supracitados, a obra teve de ser projetada e executada de acordo com as normas do DNIT - Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes.
A complexa obra da ponte sobre o Rio Lajeado Magro teve início no final do mês de outubro de 2017, sendo realizada pela empresa Rinovi Construtora, com sede em Pinhalzinho-SC, após ter vencido o processo licitatório, modalidade tomada de preço nº05/2017. O custo total da obra foi de R$310.487,20 reais.
A metragem executada na obra da ponte foi de 16 metros de comprimento por 6 metros de largura, sendo ampliada em 100% a largura da sua passagem e em 2 metros no comprimento da referida. Ainda, por questões de segurança e precaução, fora elevado o nível em 1,5 metros de altura.
Por se tratar de uma ligação intermunicipal que beneficia moradores de Crissiumal e Humaitá, o município vizinho auxiliou com maquinários na finalização e terraplanagem de ligação entre a via e a ponte, a qual liga as localidades de Lajeado Boi/Crissiumal e Boa Esperança/Humaitá.
Participaram do ato inaugural da ponte, o prefeito de Crissiumal, Roberto Bergmann, seu vice Elisio Eckert, o prefeito de Humaitá, Fernando Wergmann, seu vice Délcio Gilmar Seibel, o presidente do legislativo humaitense, Valmor Schwade e o chefe de gabinete, Diego Schuh, além de moradores das proximidades.
A liberação para o tráfego sobre a nova ponte foi comemorada com aplausos, pelos moradores e usuários que participaram do ato. Contudo, o Município de Crissiumal aguarda, somente, a emissão do laudo de controle tecnológico do material utilizado, para o recebimento definitivo da obra.
Postado por André Klein.