As notas em circulação são de HZ$ 2, HZ$ 5, HZ$ 10 e HZ$ 50.
Pensando em fidelizar os negócios em Horizontina, fomentar a economia local, e gerar cooperação entre clientes, empresas e entidades de Horizontina para aumentar a renda que circula no município, a ACIAP em parceria com a FAHOR, por meio do curso de Ciências Econômicas, criou o projeto Moeda HZ.
Assim, quando o consumidor faz suas compras nas empresas participantes, pode receber, ao invés de descontos, bônus em moeda HZ que tem o mesmo valor que a moeda nacional (o real) e conforme acumula HZ$’s, o cliente poderá utilizá-los como pagamento parcial ou total de suas compras nas empresas participantes, à sua escolha.
As notas têm dispositivos de segurança, como o real, e são impressas em papel fornecido pela Casa da Moeda, o que dificulta a falsificação. Todos os comerciantes podem aceitar o HZ, mas só os cadastrados no programa podem fazer a conversão por reais.
A HZ$, que circula há um ano, conseguiu deixar no comércio Horizontinense o equivalente a R$ 135 mil, calcula a Associação Comercial Industrial e Agropecuária.