Pelo segundo ano consecutivo, o município de Santo Cristo, no noroeste gaúcho, é o maior exportador de erva-mate para a Argentina. Fechando o ano com total de exportações em US$ 4 milhões, equivalente a 3,5 milhões de quilos.
Ao todo, o Brasil exportou 19,5 milhões de quilos de erva-mate para a Argentina, ou seja, o município de Santo Cristo foi responsável por quase 20% desse total. A erva exportada é do tipo cancheada, que está no início do processo de industrialização. Esse material é utilizado para fazer erva de chimarrão e outros produtos.
Para o diretor de operações da Regional Trade, Gerson Lauermann, esse feito traz muito retorno para o município. “Entre as benesses dessa posição está a geração de valor adicionado, geração de empregos, e ainda, o posicionamento estratégico como município exportador”, afirma.
A erva-mate tem um cultivo de baixo impacto ambiental e possui bom aproveitamento de mão de obra para colheita e processamento da folha verde. Já o “boom” na exportação se justifica pelo aumento da demanda interna de erva por conta da pandemia, que fomentou o consumo de mates individuais.