A 43ª edição da Coxilha Nativista, um dos festivais mais importantes da música gaúcha, foi realizada no Ginásio Municipal de Esportes de Cruz Alta, entre os dias 26 e 29 de julho. Desde 1981, o evento tem sido palco para intérpretes e compositores mostrarem o melhor da música do Rio Grande do Sul.
No sábado, os jovens talentos da Coxilha Piá brilharam no palco Arthur Bonilla, com a avaliação dos jurados Emanuelle Macuglia, Germano Fogaça e Luiz Roberto de Oliveira Barcellos.
Na Categoria Piá Taludo, destinada a jovens de 14 a 17 anos, o grande vencedor foi Léo Winter Weise, natural de Três de Maio, com sua música "Cismas".
Já na categoria Coxilha Piá, para participantes de até 13 anos, a cruz-altense Alice Cardoso de Oliveira conquistou o primeiro lugar com a música "Milonga de Bibiana". Ambos os vencedores tiveram a oportunidade de retornar ao palco na noite do sábado para a grande finalíssima da 43ª Coxilha.
O talentoso Léo, filho de Aline Winter e Elisandro Weise, terá a oportunidade de se apresentar ao vivo no programa Radiojornalismo da Rádio Colonial FM 94,7 nesta segunda-feira, das 8h10 às 09h10, comandado pelos comunicadores Ana Cristina Dockhorn e Alexandre de Souza.