A planta de Santa Rosa da AGCO, fabricante da Massey Fergusson, demitiu na última semana 49 trabalhadores que estavam em contrato de regime temporário, em sua unidade de Santa Rosa. A informação foi confirmada na última segunda-feira, pelo Sindicato dos Metalúrgicos. Conforme João Roque dos Santos, da Intersindical, as demissões ocorreram devido à baixa da produção, o que seria comum neste período.
Em nota oficial, a direção da AGCO confirmou 49 demissões, com intuito de readequar a produção para a demanda atual do mercado: “A AGCO esclarece que desligou 49 colaboradores temporários da unidade de Santa Rosa com o objetivo de readequar a produção para a demanda atual de mercado. A empresa tem o mais profundo respeito pelo trabalho desses colaboradores, conduz todo processo da forma mais transparente possível e continua comprometida em honrar suas responsabilidades”, diz a nota.
O dirigente sindical, João Roque, relacionou também desligamentos em outras montadoras da região, o que pode refletir nas metalúrgicas que fornecem peças e implementos para as redes de montagem. Com o processo de terceirização, fica mais difícil precisar o número de desligamentos.
A planta da AGCO, em Santa Rosa, possui cerca de 800 contratos vigentes, entre os quais os temporários.