Baseado em dados do ministério da saúde está previsto para o mês de setembro, a entrada do vírus da febre amarela no RS. Portanto, os agentes de saúde do município de Boa Vista do Buricá, estão visitando as famílias do interior realizando um censo com o objetivo de fazer um levantamento do número de pessoas que não possuem a vacina. A recomendação é de que as pessoas não imunizadas sejam vacinadas.
A vacina contra febre amarela integra o calendário oficial de vacinas do Brasil. A recomendação do Programa Nacional de Imunizações (PNI) é dose única, aos nove meses ou até os 59 anos, 11 meses e 29 dias em pessoas que não tenham comprovação vacinal ou que nunca tenham sido imunizadas contra febre amarela. Após os 60 anos, somente com atestado médico. Uma dose é suficiente para imunização por toda a vida.
Para a população saber se já está imunizada é preciso verificar na carteira de vacinação, e caso não a possua, a recomendação é vir até a unidade de saúde, onde será feita uma consulta pelas técnicas de enfermagem responsáveis pelas vacinas.
Postado por Karine Izolan.