O Governo do Rio Grande do Sul confirmou, na manhã desta quinta-feira (1), que terá acesso ao maior lote de vacinas contra a Covid-19 desde o início da campanha de imunização. O Ministério da Saúde liberou 645.150 doses aos gaúchos, sendo 600.400 na fórmula da CoronaVac, fabricada pelo Instituto Butantan, e 44.750 de Oxford/AstraZeneca, produzidas na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).
A aeronave que trará a carga ao Estado desembarca no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, às 6h05min da sexta-feira (2). Segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES), a distribuição às Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) será realizada no mesmo dia. Com isto, espera-se garantir a continuidade da vacinação mesmo em meio aos feriados de sexta-feira da Paixão e Páscoa.
Ainda não há informações sobre a divisão das doses e, tampouco, do público-alvo das aplicações. As autoridades já confirmaram, entretanto, que parte do lote será destinado à segunda dose dos grupos que já tiveram acesso à primeira. Também foi garantida a reserva de parte dos imunizantes para o início da vacinação dos profissionais de segurança pública, autorizada pelo Governo Federal nesta semana.
Até o momento, o Rio Grande do Sul recebeu 2.216.450 vacinas contra a Covid-19. O número de pessoas que já tiveram acesso à primeira aplicação chega a 1.145.119, enquanto 303.939 pessoas já completaram o programa estabelecido pelas fabricantes, com duas doses, e estão imunes à doença. Ou seja: pelo menos 22,5% da população inclusa nos grupos prioritários já receberam ao menos uma dose, e 6% tiveram duas.
Postado por Lucca de Vargas