O Rio Grande do Sul recebeu, na manhã desta quinta-feira (6), mais 243,4 mil doses da vacina de Oxford/AstraZeneca. O avião que trouxe o imunizante ao Estado pousou no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, por volta das 8h35min. A carga foi imediatamente encaminhada à Central Estadual de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadi), onde ficará até a sexta-feira (7).
Representantes das prefeituras gaúchas se reúnem com técnicos da Secretaria Estadual da Saúde (SES) na tarde de hoje. O encontro servirá para a definição do plano logístico para a entrega, bem como para a orientação de uso das vacinas. A tendência é de que elas sejam aplicadas como primeira dose, ampliando o número de pessoas com comorbidades contempladas com a imunização.
O Palácio Piratini espera que, para os próximos dias, uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19, desta vez, na fórmula da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan. Nesta quinta, a fabricante entregou mais um milhão de doses ao Ministério da Saúde. O imunizante está em falta no Estado: pelo menos 433 mil gaúchos estão com a segunda dose em atraso, e não há previsão para a regularização das aplicações.
Com o recebimento da carga de Oxford, sobe para 4.921.310 o número de vacinas contra a Covid-19 disponibilizadas ao Rio Grande do Sul. Até o momento, pelo menos 2.394.070 pessoas receberam a primeira dose, enquanto 1.010.020 já completaram o programa, com duas doses previstas pelas fabricantes.