A Secretaria da Saúde do Rio Grande do Sul emitiu um alerta no dia 7 de outubro para doença que causa diarreia aguda, já que o surto está afetando mais de 25 cidades gaúchas até o momento.
Hoje quinta-feira (14), foi entrevistada a Enfermeira Sandra Mara Konrath da unidade de Estratégia da Saúde da Família (ESF1) de Crissiumal, onde a mesma relatou sobre a doença gastrointestinal conhecida com Doença Diarreica Aguda (DDA).
Conforme a Enf. Sandra, foram registrados inicialmente casos de vômitos e sem diarreia com poucos episódios, não se caracterizando como Diarreica Aguda. Em Crissiumal não há nenhum caso até o momento.
A Doença pode ser causada por vários agentes etiológicos, mas tendo como principal causador o Norovírus, pelo seu potencial de infecção ser muito grande, diferenciando-se de outros vírus que causam diarreia.
Os principais sintomas da DDA são o aumento do número de evacuações, com fezes aquosas ou de pouca consistência. Pode estar acompanhada de náusea, vômito, febre e dor abdominal. Tendo sua transmissão associada através da ingestão de água, alimentos e superfícies contaminadas.
A Enf. Sandra também destaca que a doença pode causar sintomas mais fortes em crianças, pelo fato do sistema imunológico em desenvolvimento e em idosos devido ao sistema um pouco mais debilitado.
“Identificando algum desses sintomas, sugiro procurar a Unidade de Saúde e em casos graves o Hospital de Caridade de Crissiumal, ” diz a Enfermeira.
A rádio Sucesso FM realizou também contato nesta tarde com a Enfermeira Aline Folmann da Unidade de Saúde de Boa Vista do Buricá, a mesma relatou que entre dia 26 de agosto à 15 de setembro, ocorreu um surto de Norovirus, com aproximadamente 70 casos notificados entre crianças, adultos e idosos. Depois desse episódio não houve mais casos até o momento.