A Secretaria Municipal de Agricultura, quando da realização da 15ª Edição da Batida do Monjolo & Encontro das Águas, a se realizar neste sábado, dia 7 de abril, na localidade de São Francisco, interior do município de São Martinho-RS, fará o repovoamento com 5.000 alevinos.
A medida visa diminuir os impactos causados pela contaminação das águas em especial do Lajeado Mineiro, que causaram grande mortandade de peixes. Com isso a Administração mostra-se preocupada com a proteção do meio ambiente e toma medida imediata para amenizar os danos.
A programação da 15ª Edição da Batida do Manjolo & Encontro das Águas inicia às 9h, com a soltura dos alevinos. Às 10h, tertúlia livre do grupo de gaiteiros de São Martinho e, em seguida, a tertúlia livre será no palco. Ao meio-dia ocorre a abertura oficial.
Às 12h30min será servido o almoço típico da batida do monjolo, o famoso "boião campeiro". A programação segue à tarde, com apresentação nativista e tertúlia livre. Às 18h será o encerramento, com entrega de certificados de apresentação.
O evento é realizado pela Associação Parceiros do Encontro das Águas (APEA), com apoio do CTG Cezimbra Jacques de São Martinho e da Cooperativa Cotricampo.
Por André Klein