Após um dia inteiro de instabilidades, o Instagram voltou às atividades corretamente na tarde de segunda-feira (31). A rede social do grupo Meta (ex-Facebook), apresentou diversos problemas relatados pelos usuários, que iam de contas suspensas sem motivo até perda de números de seguidores.
Em comunicado à Tilt, um porta-voz do Grupo Meta informou que a rede social das selfies encontrou um bug que afetou seu desempenho no mundo inteiro.
"Hoje mais cedo, um bug fez com que algumas pessoas tivessem dificuldade para acessar suas contas no Instagram. Isso fez com que um pequeno número de contas notassem uma mudança temporária na quantidade de pessoas que as seguiam. Resolvemos o problema o mais rápido possível para todos os impactados e pedimos desculpas pelo inconveniente", afirma o representante da empresa.
O Instagram não deu mais detalhes do tipo de bug que afetou os seus serviços. A expectativa é de que o serviço já tenha estabilizado suas atividades para a maioria dos usuários.
Dia de instabilidades
Durante o período em que o bug permaneceu afetando a experiência dos usuários, as reclamações logo viraram um dos assuntos mais falados no Twitter. A hashtag #Instagramdown (Instagram fora do ar, em tradução direta) soma mais de 126 mil publicações na plataforma.
"Sabemos que algumas pessoas, em diferentes partes do mundo, estão tendo dificuldades para acessar suas contas no Instagram. Estamos investigando e pedimos desculpas pelo inconveniente", informou um porta-voz da Meta (empresa controladora do Instagram, Facebook e do WhatsApp) em comunicado. A companhia também postou este mesmo aviso, em inglês, na conta oficial da plataforma de imagens e vídeos..