O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) - vinculado à Secretaria dos Transpores por meio do Governo do Estado - está concluindo a recuperação de um dos principais corredores rodoviários da Região Noroeste do Rio Grande do Sul. Ainda neste mês, se as condições climáticas permitirem, encerram os serviços de pavimentação da ERS-155. Ao todo, serão restaurados 67,62 quilômetros que vão do entroncamento da BRS-285, em Ijuí, até o acesso ao município de Santo Augusto.
No momento, estão sendo executados os últimos quatro quilômetros da rodovia, que correspondem ao perímetro urbano de Ijuí. Ainda, ocorre a limpeza e desobstrução das valas, bueiros e sarjetas da estrada. Por fim, será concluída a sinalização horizontal provisória no trecho final da ERS-155 para, posteriormente, ser implantada a definitiva.
"Conforme projetamos no Acordo de Resultados, firmado entre o governo, as secretarias e os órgãos vinculados, iremos entregar à população mais uma das obras consideradas prioritárias para o Estado. É o Daer mostrando a sua capacidade no gerenciamento da malha rodoviária gaúcha", afirma o diretor-geral do Departamento, Rogério Uberti. Segundo o dirigente, além de transformar as condições de trafegabilidade da estrada, as obras devem contribuir com a segurança dos usuários.
Para a comunidade, as melhorias já são evidentes. Francisco Mapttioni, fisioterapeuta e quiropraxista, trafega semanalmente na rodovia. Antes da restauração, levava praticamente duras horas para fazer um percurso que hoje realiza em 30 minutos. "A pista continha uma série de deformidades, o que tornava o trajeto bastante lento", comenta. De acordo com ele, a situação agora é bem diferente. "A qualidade da estrada é outra. A nossa expectativa é de que ela permaneça nesse estado por um bom tempo, já que a camada de asfalto colocada pareceu bastante espessa", observa.
A ERS-155 integra o Programa Restauro e conta com investimento de aproximadamente R$ 24 milhões - recurso oriundo de financiamento junto ao Banco Mundial (Bird). Iniciadas em junho do ano passado, as intervenções contemplam a reconstrução dos pontos críticos, colocação de uma nova capa asfáltica, roçada, limpeza e desobstrução dos dispositivos de drenagem e implantação de sinalização.
Postado por André Klein.